No passado dia 11 de setembro, a Biblioteca Municipal de Ílhavo comemorou o seu 14.º aniversário. A celebração ficou marcada por várias atividades – algumas das quais (mais concretamente a Feira do Livro e a exposição de ilustração “Os animais que tive”, de Gabriela Sotto Mayor) estão ainda a decorrer -, bem como pelo habitual balanço a estes anos de vida do equipamento que visa promover o livro e a leitura, e o acesso gratuito à informação e ao conhecimento.

No âmbito dos principais serviços que a Biblioteca Municipal de Ílhavo oferece, nomeadamente no Apoio às Bibliotecas Escolares e na coordenação da Rede de Bibliotecas de Ílhavo, são dinamizadas diversas ações, entre as quais “À Descoberta de…”, “Ílhavo a Ler+”, encontros com autores e ilustradores, ateliês de ilustração, “Semana da Leitura Concelhia”, “Vamos à BMI”, workshops maker no “Makerspace BMI – Juntos fazemos!”, “Visitas a Exposições de Ilustração”, “Newton gostava de Ler”, “Baú de Histórias: A Biblioteca vai à minha Escola”, “Leituras Orientadas: A Biblioteca leva o PNL às Escolas”, entre outros. Aos quais se podem acrescentar ainda os Clubes de Leitura, a Comunidade de Leitores, a Bebeteca e a Hora do Conto.

Segundo destacou, ainda, a Câmara Municipal de Ílhavo, no primeiro semestre de 2019, mais de 39 mil pessoas usufruíram dos serviços e atividades da Biblioteca Municipal de Ílhavo: registou cerca de 31.725 empréstimos (requisições de livros, CD, DVD, revistas, jornais e jogos), consultas locais e leitura de periódicos; 395 empréstimos interbibliotecas; mais de 13 mil atendimentos e visitas; 14.297 presenças nas várias ações do serviço educativo e diversas atividades realizadas. Inscreveram-se 308 novos leitores relativamente a 2018, num total de 14.634 leitores inscritos; mais de 70 mil documentos da biblioteca e um total de 157.336 exemplares no catálogo da Rede de Bibliotecas de Ílhavo.

A Biblioteca Municipal de Ílhavo pretende ter, também, “uma intervenção ativa, contribuindo para uma sociedade mais consciente e informada, alargando os seus recursos e a sua dimensão geográfica, integrando a Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, composta pelas bibliotecas dos municípios da região”. Neste sentido, a Biblioteca Municipal de Ílhavo organizou, em parceria com a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, a II Conferência Internacional [Re]Pensar a Biblioteca Pública, uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro sob a temática “Gaming e Makerspaces”, e que contou com 200 participantes, para além de quatro oradores internacionais.

A conferência permitiu evidenciar as bibliotecas como “novos” lugares de aprendizagem, com funções mais abrangentes, alargando o interesse muito para além do livro e da leitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here