AFONSO RÉ LAU

A Y.E.S. – Your English School –, no edifício contíguo à Câmara Municipal de Ílhavo, foi assaltada na madrugada de 27 de dezembro. Cerca das 8h50, Paula Tavares e Linda Tavares, responsáveis desta escola de línguas, foram alertadas por um vizinho para o sucedido. “Quando chegámos ao local, a porta estava arrombada pelas dobradiças”, contam.

A Y.E.S. foi fundada em julho de 2011 e funciona naquele local, na Avenida 25 de abril, desde então. Paula e Linda recordam outra tentativa de assalto, em 2016. No entanto, nessa altura, “tratando-se de uma porta de segurança, não conseguiram abri-la pela fechadura”. Desta feita, destruindo as dobradiças, os assaltantes conseguiram mesmo entrar nas instalações.

“Só levaram o dinheiro donativos”, diz Paula Tavares. Para além da sua atividade habitual no ensino de línguas, a escola desenvolve campanhas solidárias de venda de calendários e angariação de fundos para a GatiCão. O montante agora furtado – “cerca de 250 euros” – correspondia aos donativos de alunos e encarregados de educação para esta associação de recolha de animais abandonados.

Na mesma madrugada, também um corretor de seguros e uma contabilista no prédio vizinho viram as suas portas arrombadas e os seus escritórios assaltados.“Não podendo ter certezas, a verdade é que a hora do furto e o modus operandi levam a crer que que o autor ou autores dos assaltos são a mesma pessoa ou as mesmas pessoas”, afirma o major Reis, oficial de Relações Públicas do Comando Territorial de Aveiro da GNR.

No gabinete de contabilidade e no escritório de seguros do prédio vizinho à escola de línguas as portas foram arrombadas pela fechadura

Como medidas de precaução, aconselha-se a população a “estar alerta” e, em caso de uma ausência mais prolongada, a “contactar a GNR para que faça rondas” às habitações, escritórios ou estabelecimentos vazios. “Não deixar dinheiro em numerário e bens pessoais nos escritórios”, é outro bom conselho, explica o militar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here