A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve batizou a nova lancha dos Pilotos daquele porto com o nome “C.te João Gravato”, em memória do ilhavense falecido em abril último. A cerimónia contou com atuais e antigos trabalhadores do Porto de Sines, autoridades militares e civis e a comunidade portuária local. Dulce Lopes, viúva do comandante Gravato e o filho, João Miguel Gravato, também participaram na cerimónia.

Dulce Lopes é a madrinha da embarcação.

“Boa-disposição nos momentos mais difíceis”

Miguel Vieira de Castro é piloto de barra no Porto de Sines, presidente da APIBARRA – Associação dos Pilotos de Barra e Portos e vice-presidente da EMPA – Associação Europeia de Pilotos Marítimos. No entanto, é na condição de antigo colega e amigo de João José Gravato que lembra o comandante ilhavense.

“O que recordo com maior carinho é a boa disposição do Gravato”, confessa Miguel. “Mesmo em momentos de grande dificuldade”, tinha a capacidade de “descomplicar” e resolver problemas de forma célere. “Era um diplomata”, conclui Miguel Castro.

Com esta homenagem, a APS quis “perpetuar o nome do Comandante João José Pelicas Correia Gravato” que, ao longo de mais de 23 anos de dedicação ao Porto de Sines, deixou sempre “um exemplo de competência técnica e comportamental” e, em todos os que com ele trabalharam, a memória do seu “forte espírito de camaradagem, amizade e companheirismo”.

Esta lancha, que será responsável por transportar os pilotos aos navios, de forma a auxiliarem a orientação das manobras de atracação, bem como por trazê-los das embarcações que largam do porto, tem um comprimento de 17,07 metros e uma largura de 5,03 metros.

Como não podia deixar de ser, está dotada de todos os equipamentos necessários para que os pilotos do Porto de Sines possam realizar, com total segurança, todas as manobras necessárias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here