O mundo do Desporto está mais pobre. No passado dia 28 de fevereiro, Teresa Machado, 50 anos, ex-atleta olímpica e recordista nacional do lançamento do disco, morreu, vítima de doença prolongada.

O Município de Ílhavo perdeu “uma das suas maiores referências do desporto não só local, como nacional e internacional, que elevou e levou bem longe o nome de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré”, destacou a Câmara de Ílhavo, em comunicado. “Uma cidadã integrada e empenhada na sua comunidade”, acrescentou a autarquia. 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte da atleta, recordando-a como “a melhor lançadora de sempre”.“Partiu precocemente uma das melhores de nós, o atletismo e o desporto nacional ficam mais pobres e o Presidente da República manifesta publicamente o seu pesar”, refere uma nota publicada na página oficial da Presidência da República. 

Atleta de lançamento de peso e do disco, Teresa Machado iniciou o seu longo e honroso percurso de 24 anos de alta competição no Galitos, mas foi ao serviço do Sporting que obteve mais êxitos na sua carreira. Esteve nos ‘leões’ entre 1986 e 2003, com um breve interregno para representar a Junta de Freguesia de São Jacinto.

 “O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Teresa Machado, atleta de excelência, melhor lançadora portuguesa de todos os tempos, que ganhou tudo quanto havia para ganhar em Portugal e acumulou recordes, tanto no disco como no peso, além de ter representado Portugal nos Jogos Olímpicos e Campeonato do Mundo”, refere o Sporting numa mensagem divulgada no Facebook.

A atleta representou ainda o Operário dos Açores e o FC Porto, clube onde terminou a carreira desportiva.

Teresa Machado é ainda a recordista nacional do lançamento do disco, com a marca de 65,40 metros, conseguida em 1998, e foi também recordista nacional do peso durante vários anos.

Ao longo da carreira conquistou 16 títulos nacionais no lançamento do peso e 18 no lançamento do disco, representando Portugal em quatro edições dos Jogos Olímpicos, em Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sidney 2000 e Atenas 2004. 

Foi, por quatro vezes, medalha de Ouro nos jogos Ibero-Americanos e representou também Portugal em Mundiais e Europeus de atletismo.

Recentemente, a Junta de Freguesia e o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré homenagearam a atleta dando o seu nome ao pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here