Escultura dedicada ao “Cardador” lançada em tempo de Carnaval

0

Com o objetivo de projetar a figura tradicional e mítica de Vale de Ílhavo, a Câmara Municipal decidiu lançar uma pequena escultura a ele dedicada. A peça “Cardador”, da autoria do artista Jorge Afonso, foi apresentada no passado dia 22 de fevereiro e antecipou a programação do Carnaval Tradicional de Vale de Ílhavo.

O presidente da autarquia, Fernando Caçoilo, destacou a preocupação do município em promover e projetar a figura do Cardador, como forma de preservar e divulgar uma identidade cultural muito própria de Vale de Ílhavo, tendo igualmente um valor patrimonial suficiente para ser valorizada em todo o município e difundida para além das fronteiras territoriais.

A peça “Cardador” tem duas versões: uma esculpida em terracota escura e outra em branco. Esta última pretende incutir nos mais novos uma ligação à tradição e aos valores culturais, servindo para ser pintada em oficinas ou em dinâmicas escolares, conforme indicou a vereadora com o pelouro do Turismo, Fátima Teles.

A apresentação contou com uma presença especial, fruto da relação institucional das câmaras municipais de Ílhavo e de Lamego: Paulo Barradas, presidente do Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI), a quem foi oferecido um traje do Cardador. Este centro, sediado em Lazarim, no município de Lamego, é um veículo importante para a projeção da figura típica e da sua máscara carnavalesca.

O “Cardador” estará à venda, pelo preço de 12 euros, nas Lojas de Turismo de Ílhavo e da Costa Nova, no Museu Marítimo de Ílhavo e na sede da Associação dos Cardadores.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Introduza o seu comentário
Introduza o seu nome