A abertura de procedimentos concursais para as vagas de veterinário, engenheiro civil e notário, embora tenha merecido a aprovação de todo o executivo, levantou polémica por parte dos vereadores do PS.

Sérgio Lopes, vereador do PS, considerou a contratação de um veterinário uma medida muito positiva para as políticas de proteção animal no município, mas deixou registado que “esta contratação peca por tardia”. O vice-presidente Marcos Ré discordou do vereador socialista, dizendo que a CMI sempre foi um exemplo nos cuidados de saúde animal, afirmando que “é mais importante que o foco da autarquia seja a saúde humana e só depois a saúde animal”. O presidente da Câmara, Fernando Caçoilo, rematou, frisando que a Câmara de Ílhavo sempre teve um veterinário, apesar de ser partilhado com a Câmara de Vagos.

Também a abertura de um concurso para a construção de um cais na Zona da Mota, Gafanha da Encarnação, gerou alguma discórdia. O vereador socialista Eduardo Conde frisou que seria muito importante “conservar alguns elementos característicos e históricos” daquela zona, declaração que Fernando Caçoilo considerou “um saudosismo”.

O vereador Sérgio Lopes contestou ainda a retirada do ponto da descentralização da Ação Social, acusando os sociais democratas de estarem a adiar a discussão da descentralização de competências.

Eduardo Conde também questionou o presidente pela decisão de cancelamento do programa “Férias Divertidas”. Fernando Caçoilo afirmou que “tal como as associações desportivas, este programa também terá de ser suspenso”, por falta de condições para a sua realização.

Em nota de consideração, Sérgio Lopes reforçou que este programa ocupacional “faz muita falta a muitas famílias, nomeadamente às mais carenciadas”. O vereador social democrata Tiago Lourenço respondeu ao vereador socialista, afirmando que, neste contexto de pandemia, não se conseguem realizar as “Férias Divertidas”, por não ser possível juntar crianças de diferentes turmas, entre muitas outras restrições que se impõem devido à pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here