Foto: CMI

O Agrupamento de Escolas de Ílhavo é parceiro da Universidade de Aveiro no projeto Erasmus+ Locall, coordenado pela Universidade de Hamburgo e integrando ainda outras quatro instituições europeias, como a Universidade de Groningen (Holanda), Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha) e Universidade de Estrasburgo (França).

O projeto, dinamizado no Agrupamento pela turma do 8º C e pelos seus professores de Português, Francês, Inglês, Cidadania e Desenvolvimento, História, Geografia e EMRC, procura cruzar as línguas dos alunos com as línguas que habitam os espaços da vida quotidiana.

Pretende-se estimular nos alunos as atitudes de curiosidade intelectual, de questionamento e de posicionamento críticos inscritas no Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, mas também de tolerância, de relativização, de aceitação do outro.

Em comunicado, é sublinhado que “as escolas são cada vez mais espaços marcados pela diversidade que devem assumir-se plenamente como espaços de educação para a cidadania, para o diálogo intercultural e para o pluralismo, pelo que uma das grandes preocupações é a promoção da diversidade linguística e cultural, abrindo a sala de aula ao exterior e trazendo este último para a sala de aula, como recurso para o desenvolvimento de aprendizagens essenciais das diversas disciplinas numa perspetiva transdisciplinar e interdisciplinar”.

O projeto promove, assim, uma literacia assente na reflexão crítica sobre a paisagem linguística, analisando-a como uma via de acesso para outros tipos de conhecimento para além do linguístico.

No presente ano letivo, as atividades desenvolvidas passaram pela elaboração do retrato linguístico do Agrupamento de Escolas de Ílhavo e pela recolha no meio circundante de exemplos dessa paisagem, mobilizando-a como forma de aprendizagem dos conteúdos das diversas disciplinas numa perspetiva de articulação curricular. Daqui resultou a elaboração de um guião de trabalho que se encontra ainda em fase de revisão.

Num segundo momento, professores e alunos envolveram-se na criação de um jogo para a LoCALL App, que, partindo de um conjunto de pontos de interesse específicos de Ílhavo reveladores da paisagem linguística, permite a todos e em qualquer parte do mundo aprender com a paisagem linguística de Ílhavo através da realização do percurso criado.