Foto: CMI

Na sequência dos protestos contra a limpeza do passadiço da Praia da Barra, que passava por escavar a duna primária, a Câmara Municipal decidiu suspender os trabalhos, pelo menos, até à próxima segunda-feira.

A autarquia reuniu com associação ambientalista Quercus, o movimento cívico ‘Não Lixes’ e a Agência Portuguesa do Ambiente para encontrarem alternativas à escavação da duna primária, que é a primeira linha de defesa contra o avanço o mar.

As organizações ambientalistas pedem outro tipo de intervenção, como a colocação de um estrado sobre o passadiço, a sua elevação, a sua deslocação ou a utilização de maquinaria mais leve.

Em comunicado, a Câmara Municipal diz que “a areia que cobre os passadiços e que está a ser movimentada reforçará as dunas a nascente e a poente”, acrescentando que “no decorrer desta operação de conservação estão a ser realizadas ações de manutenção das madeiras do passadiço e será aumentado o número de regeneradores dunares para o reforço estrutural das próprias dunas”.

A autarquia refere ainda que “circular nos passadiços protege as dunas, uma vez que direciona a circulação das pessoas para um trajeto único” e que esta intervenção, que começou no passado dia 16 de maio, “vai ao encontro da reivindicação crescente da população, nos últimos meses, para remover a areia dos passadiços, de modo a garantir a sua acessibilidade”.