Foto: CMI

A Câmara Municipal aumentou a rede de deposição seletiva de óleos alimentares usados com a instalação de 21 novos equipamentos. No total, o município conta agora com 33 oleões.

A autarquia refere que “os novos equipamentos são inteligentes, pelo facto de estarem dotados de sensores que possibilitam a monitorização do nível de enchimento em tempo real através de uma aplicação digital, resultando numa otimização da sua recolha”.

A Câmara alerta que, “depois de usados, os óleos alimentares utilizados em casa e na restauração para a confeção de alimentos devem ser armazenados e encaminhados para estes sistemas de recolha, e que “estes não devem ser colocados pelo ralo da pia ou na sanita, pois origina um impacto negativo no meio aquático, no solo e no clima”.

A instalação destes equipamentos “visa responder a dois objetivos da política municipal de Ambiente, nomeadamente a redução da pegada de carbono e a mitigação das alterações climáticas”, refere-se em comunicado.

Sabe-se ainda que apesar de o normativo legal apontar para que os municípios, como o de Ílhavo, em termos populacionais, disponibilizem 15 pontos de recolha, neste momento os nossos munícipes dispõem de 33, aumentando assim as possibilidades de reciclagem.