A Câmara Municipal, o Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU, I.P.) e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) celebraram um protocolo de cooperação institucional, no âmbito da ‘Porta de Entrada’. 

O programa tem como objetivo principal a prestação de um apoio financeiro, sob a forma de comparticipações financeiras não reembolsáveis, por um período até 18 meses, visando encontrar soluções habitacionais para as 32 famílias deslocadas de nacionalidade ucraniana, designadamente no mercado privado de arrendamento ou em alojamento local. 
   
A autarquia refere que o programa “aplica-se a situações de necessidade de alojamento urgente de pessoas privadas, de forma temporária ou definitiva, de habitação ou do local onde mantinham a sua residência permanente ou em risco iminente de ficar nessa situação, em resultado de acontecimento imprevisível ou excecional”. 
    
Os munícipes que tenham alojamento e pretendam arrendar, contribuindo igualmente para esta causa humanitária, devem contactar a Câmara Municipal pelo telefone 234 329 625 e solicitar mais esclarecimentos.