Foto: CMI

O município, através do Laboratório do Envelhecimento, no âmbito do Eixo da Investigação, está a colaborar com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e o Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde da Universidade do Porto no desenvolvimento do projeto “Shapes – Smart and Healthy Ageing through People Engaging in Supportive Systems”.

O projeto “Shapes” tem como objetivo criar o primeiro Ecossistema Europeu capaz de garantir a implementação, em larga escala, de uma ampla gama de soluções digitais que apoiem as pessoas mais velhas a viver de forma autónoma e saudável.

Pretende-se construir uma plataforma aberta, que integrará soluções digitais inteligentes de recolha e de análise de informação sobre a saúde, contexto e estilos de vida das pessoas mais velhas, identificando as suas necessidades, com vista a desenvolver soluções personalizadas.

Esta plataforma, de carácter interoperável, oferecerá uma rede de serviços e produtos digitais interligados de larga escala, permitindo que as pessoas mais velhas, as suas famílias e os prestadores de cuidados resolvam um conjunto de problemas do dia a dia.

Neste âmbito, quinze seniores do município estão a receber nos seus domicílios as plataformas tecnológicas – nomeadamente, smartwatch, espelhos inteligentes e sensores de queda – que irão colaborar na recolha e análise de experiências dos participantes em matéria de saúde, ambiente e estilo de vida, a fim de identificar necessidades e fornecer soluções personalizadas.