Foto: CMI

Os restaurantes do município propõem, de 29 de novembro a 11 de dezembro, um menu especial Gastronomia de Bordo, inspirado nos sabores da cozinha dos navios bacalhoeiros. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal e conta, nesta quinta edição, com a participação de 17 restaurantes.

Durante 13 dias, cada restaurante adiciona ao menu habitual a sua própria interpretação da Gastronomia de Bordo, com pelo menos três pratos ou entradas de bacalhau.

Tempura de línguas de bacalhau, pataniscas, ceviche de bacalhau, montaditos de bacalhau e salada de ovas são algumas das entradas disponíveis. Como pratos principais haverá lombo de bacalhau com risotto de línguas, ensopado de caras, tiburnada de bacalhau e bacalhau com crosta de alheira. As experiências gastronómicas são para uma ou duas pessoas, com diferentes preços.

A Câmara Municipal refere que «o Gastronomia de Bordo é uma homenagem às tradições, aos cozinheiros e aos pescadores do Município de Ílhavo, que dinamiza a economia local, em particular, a restauração».

Publicidade