Os Bombeiros Voluntários de Ílhavo estão a promover uma formação na área dos primeiros socorros, «que visa dotar os cidadãos de uma ferramenta essencial nos nossos dias que permita elevar a qualidade da resposta dos portugueses às necessidades de uma situação emergente».

Com o objetivo de «proporcionar aos participantes conhecimentos atualizados sobre os diversos tipos de técnicas de primeiros socorros que fazem parte do currículo do curso», este curso vai «proporcionar conhecimentos e competências que permitam aos participantes reconhecer as situações de emergência pré-hospitalar, realizar a triagem do estado da vítima, aplicar técnicas de primeiros socorros para estabilizar a vítima e atuar solicitando o socorro externo».

Esta ação de formação é destinada a «qualquer cidadão que queira ou necessite de adquirir conhecimentos técnicos de Primeiros Socorros para poder atuar na sua residência ou em espaços públicos; empresas que desejem formar os seus colaboradores em primeiros socorros no âmbito das medidas gerais de saúde, higiene e segurança no trabalho; profissionais da área do ensino, unidades hoteleiras, hospitalares, lares, IPSS, ou outro tipo de estabelecimentos, nomeadamente aqueles que recebem público; Técnicos Superiores de Higiene e Segurança no Trabalho com necessidade de reciclagem de conhecimentos».

Os cursos poderão ser realizados durante dois fins de semana, das 9 às 18 horas, ou, em dias úteis, em horário pós-laboral, das 18 às 22 horas. Válida durante dois anos, esta formação tem o preço de 120 euros.