A Câmara de Ílhavo vai atribuir 31 bolsas de estudo para estudantes do ensino superior residentes no município, num investimento global de 41.217,60 euros.

Cada estudante irá auferir 10 prestações mensais (de outubro de 2022 a julho de 2023) no valor de 132.96 euros.

O acréscimo ao número de bolsas a atribuir anualmente teve como prossuposto a necessidade das famílias que viram os seus rendimentos diminuídos resultantes da conjuntura económica atual.

Pretende-se, assim, espelhar o compromisso social inerente à missão de serviço público, permitindo às famílias dos jovens estudantes um atenuar nos significativos e elevados encargos financeiros que o ensino superior contempla e que a Ação Social Escolar Superior não satisfaz totalmente, ao contrário do que se verifica no Ensino Obrigatório (Secundário) onde, apesar de alguns constrangimentos, os encargos são menores e os apoios sociais mais acessíveis e generalizados.

Para a avaliação dos candidatos, foram considerados os rendimentos dos agregados familiares dos mesmos que sofreram deduções sobre o rendimento líquido de 10%, quando se verificaram isoladamente uma das seguintes situações, ou de 15%, quando se verifique duas ou mais situações: agregados familiares monoparentais; agregados familiares com elementos portadores de incapacidade; se do agregado familiar fizerem parte dois ou mais estudantes do ensino superior ou cursos de técnicos superiores profissionais; agregados familiares em que ambos os elementos do casal se encontravam desempregados. Foram ainda majorados os/as candidatos/as que beneficiaram de Bolsa de Estudo no ano letivo anterior, por parte da Câmara Municipal de Ílhavo, na média final apurada, de 5%. E por fim foram tidas em consideração as áreas prioritárias de estudo dos candidatos no que toca à integração no mercado de trabalho do Município de Ílhavo, sustentadas na análise técnica do Serviço de Apoio à Formação e ao Emprego (SAFE) e que majoraram na média final apurada em 5%.

A cerimónia de entrega das bolsas de estudo terá lugar no próximo dia 10 de fevereiro, às 18:30 horas, na Biblioteca Municipal de Ílhavo.