A quinta edição do Territórios Públicos, que se realiza nos dias 16 e 17 de fevereiro, no Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre, volta a promover o encontro entre profissionais da mediação cultural e dos serviços educativos de todo o país, para a partilha de conhecimentos, experiências e projetos de boas práticas.

O encontro abre na manhã de 16 de fevereiro, com um debate sobre jornalismo cultural. Catarina Ferreira (JN), Marta Lança (Portal Buala) e Mariana Duarte (Público/Ípsilon) – três mulheres com diferentes papéis no setor da cultura, inclusive na área do jornalismo cultural, deixam a imparcialidade de lado e mostram a sua perspetiva sobre temas como a responsabilidade do jornalismo perante o público, os artistas e as entidades promotoras de eventos, e o relacionamento dos jornalistas com esta rede.

À tarde, apresentam-se três exemplos de boas práticas a sul do país. Paula Mota Garcia conta como foi coordenar a candidatura, vencedora, de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027. Dina Lopes, com uma ampla experiência de norte a sul do país, apresenta A Gráfica – Centro de Criação Artística, um projeto da Câmara Municipal de Setúbal. Dália Paulo, mostra o caso de Loulé e do Cineteatro Louletano, enquanto impulsionador da cultura, com novos equipamentos preparados para o efeito e uma programação cultural regular. Três exemplos de boas práticas a sul do Tejo, em zonas periféricas relativamente a Lisboa, que assumiram a sua autonomia no panorama cultural.

O segundo dia do Territórios Públicos, 17 de fevereiro, tem uma componente mais prática, com quatro oficinas, à escolha, em diferentes áreas da cultura – duas de manhã e duas à tarde, em quatro espaços culturais do Município de Ílhavo.

A partir das 9:30 horas, no Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre, Aldara Bizarro apresenta o “Jogo Gráfico do Gesto”, que criou juntamente com Madalena Matoso (ilustrações) e Maria Gil (texto), para nos fazer pensar sobre os gestos que fazemos todos os dias. Porque os fazemos, como se organizam, o que significam e qual o impacto que provocam nos outros e em nós próprios.

Em simultâneo, no Museu Marítimo de Ílhavo, Adriana Campos fala sobre a mediação para/com pessoas portadoras de deficiência cognitiva, explicando quais as dificuldades e estratégias que se impõe no trabalho com este público.

À tarde, a partir das 14 horas, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, Sandra Barão Nobre apresenta-nos a Biblioterapia, enquanto método para atingir o bem-estar e para viver melhor.

À mesma hora, no Centro de Documentação de Ílhavo, Joana Gomes Acensão e Nuno Soares apresentam o projeto AnimArq, do Arquivo Municipal de Setúbal, e lançam vários desafios: ir “à descoberta do arquivo”, ser “o arquivista”, interpretar “a fotografia como um documento”, conhecer o foral de Setúbal e seguir “à descoberta de Bocage, Luísa Todi ou Calafate através de documentos de arquivo”.

O bilhete geral para os dois dias do Territórios Públicos (inclui debate, painel de boas práticas e duas oficinas à escolha, uma em cada período: manhã / tarde) tem um custo de 20 euros. O bilhete para apenas o primeiro dia (debate e painel de boas práticas) custa 10 euros; cada formação, em separado, tem um valor de 10 euros. Para mais informações, os interessados podem contactar através do email mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt.