Fotografia: Fernando Borges

O presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo e João Diogo Semedo, respetivamente, visitaram hoje a recentemente intervencionada Escola Básica da Costa Nova do Prado, avançando que a autarquia já «contabilizou investimentos na ordem dos 800 mil euros em quase todas as escolas do nosso município», segundo o vice-presidente.

«Aquilo com que nos deparámos, foi um parque escolar desgastado, com grandes patologias», revelou João Diogo Semedo, explicando que «o nosso objetivo foi mesmo começar por atacar os maiores problemas, que passaram muito por coberturas, condições térmicas e as próprias condições para que a atividade pedagógica pudesse decorrer».

O vice-presidente da Câmara explicou ainda que, na Escola Básica da Costa Nova do Prado, se fez «um telhado todo novo no edifício principal, porque estava num estado muito complicado, até em termos de segurança, porque toda a estrutura estava em risco». Só para a reabilitação deste estabelecimento, o investimento foi superior a 80 mil euros.

O presidente da Câmara, João Campolargo, abordou outros investimentos nesta área, lembrando que estes investimentos foram financiados a 100% «com base no PRR, no Plano de Resiliência». «Teremos em breve informações concretas sobre aquela que poderá ser a escola nova da Gafanha da Encarnação, a Escola Norte, que é um projeto que também tem de ser desenvolvido e criado», avançou o autarca.

Entre agradecimentos às associações de pais e aos agrupamentos de escolas, João Campolargo lembrou que ainda «estamos à espera de um segundo autocarro, para aquilo que são as respostas que nós precisamos para o projeto de iniciação à natação», e para as visitas dos ATL.

Campolargo destacou ainda o aumento de 4% registado no número de alunos em escolas no município, o que corresponde a um aumento de 175 alunos, totalizando agora 4663 alunos. «Os maiores aumentos aconteceram na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo, com 118 crianças, e, este crescimento resultou na criação de mais seis turmas. Três no Pré-Escolar e três no 1.º Ciclo», explicou o autarca, lembrando que também houve um aumento no número de professores e também na diversidade de nacionalidades, contabilizando 19 alunos de nacionalidades diferentes na Gafanha da Encarnação, 29 na Gafanha da Nazaré, e 34 em Ílhavo, o que representa um «desafio enorme para os professores. Temos que preparar-nos cada vez melhor para estas respostas», considerou o autarca.

João Campolargo abordou ainda a dificuldade em encontrar professores para as Atividades Extra-Curriculares, à semelhança do que sucedeu em anos anteriores, e os gastos da Câmara Municipal em refeições para alunos, que ronda os seis milhões de euros.