O CASCI – Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo foi distinguido na 14.ª edição do Prémio BPI Fundação ‘la Caixa’ Capacitar, que tem como finalidade apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças, bem como das suas famílias, com especial atenção para a autonomia, a empregabilidade e o bem-estar.

Os 31 projetos selecionados incluem, entre outras respostas sociais, o impulso a vários negócios sociais desenvolvidos por pessoas com deficiência, teleconsultas gratuitas, terapias inovadoras, desporto adaptado, teatro inclusivo e criação de um canal televisivo.

O projeto premiado do CASCI foi a produção de cogumelos, como explica o site do galardão. «Criar um negócio social de cogumelos, em troncos de madeira e em estufa existente, para assegurar emprego e fomentar o treino de competências sociais e profissionais de pessoas com deficiência», de forma a «promover uma alimentação mais saudável aos utentes e clientes, através da disponibilização e comercialização dos cogumelos».

Os 31 projetos sociais que foram distinguidos vão receber mais de 1 milhão de euros, entre todos, para apoiar 2 mil pessoas com deficiência, no total.