Pelo sétimo ano consecutivo, o Município de Ílhavo renovou o estatuto de Município 100% Eco-Escolas, com a totalidade das escolas, 31, desde o pré-escolar ao ensino secundário, galardoadas com Bandeira Verde, no ano letivo 2022/2023.

O Município de Ílhavo é o 12.º município, a nível nacional, com mais Eco-Escolas, sendo um dos poucos municípios em que este galardão é atribuído à totalidade das escolas do concelho e, nessa sequência, também todo os agrupamentos de escola recebem a distinção de ‘Eco-Agrupamento’. Para tal, a Câmara Municipal de Ílhavo tem vindo a apostar, cada vez mais nesta área, com um investimento de nove mil euros no ano letivo de 2022/2023.

Esta distinção foi atribuída no passado dia 13 de outubro na 27.ª edição do Dia Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas, promovido pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, no Altice Forum Braga – evento em que o Município esteve representado pelo presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, e pelo adjunto, Bruno Ribau.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.