Leandro Lourenço, investigador do Laboratório Associado para Química Verde – Rede de Química e Tecnologia (LAQV-REQUIMTE), do Departamento de Química (DQ) da Universidade de Aveiro (UA), foi reconhecido com o prémio de melhor jovem investigador português em Química Orgânica 2023.

O prémio foi entregue ao jovem investigador da UA na sessão de encerramento do 15.º Encontro Nacional de Química Orgânica (15.º ENQO) e o 8.º Encontro Nacional de Química Medicinal (8.º ENQM) que decorreu entre 22 e 24 de janeiro, em Faro.

Esta prestigiosa distinção é atribuída pela Divisão de Química Orgânica da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), e visa promover a excelência de trabalhos de investigação desenvolvidos em instituições nacionais, no domínio da Química Orgânica por investigadores doutorados com menos de 40 anos, e teve o patrocínio de JEOL.

O investigador tem desenvolvido o seu trabalho no DQ no domínio da preparação, caracterização estrutural, e aplicação de derivados de porfirina e/ou ftalocianinas (entre outros derivados) para aplicações eletrónicas como em células solares ou para aplicações biológicas como agentes fotossensibilizadores para a inactivação de microrganismos ou de células tumorais.

A sua investigação tem sido suportada por projetos obtidos em ambiente competitivo tendo sido Investigador Principal/coordenador de dois projetos financiados pela FCT (~500 k€).

O trabalho que tem vindo a desenvolver em colaborações com outros grupos de investigação da UA e internacionais tem permitido preparar novas moléculas/materiais com relevância para distintas aplicações de interesse público.