Fotografia: João Parracho

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) inaugurou esta sexta-feira o novo ferry-boat 100% elétrico ‘Salicórnia’, no cais de embarque, junto à Avenida Marginal, em São Jacinto.

Até às 16 horas, o serviço de travessia entre São Jacinto e o Forte da Barra será assegurado unicamente para passageiros, pela lancha Dunas de São Jacinto. O ‘Salicórnia’ entra em funcionamento normal e regular pelas 16:20 horas, em São Jacinto, em regime gratuito até ao final do dia de hoje, partilhando com todos os passageiros, a festa da sua inauguração e ativação.

Amanhã, sábado, dia 3 de fevereiro, o ‘Salicórnia’ inicia a sua atividade regular e permanente, de acordo com os horários e tarifários em vigor.

Durante os três primeiros meses de operação do ‘Salicórnia’, e devido à necessidade de monitorização técnica permanente do navio nesta primeira fase, o antigo ferry-boat ‘Cale de Aveiro’ ficará disponível para garantir a manutenção do serviço, sempre que se verificar necessidade de realizar operações técnicas com o novo ferry-boat elétrico, em regime de estaleiro. Trata-se de um procedimento normal e devidamente previsto para este tipo de embarcação e tecnologia inovadora utilizada.

O ‘Salicórnia’ é o primeiro ferry-boat 100% elétrico a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por empresas nacionais, para servir uma região portuguesa. É também o primeiro ferry elétrico da Península Ibérica e do sul da Europa. Esta embarcação tem zero emissões de CO2, permitindo a redução da emissão das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo modelo em funcionamento, diminuindo igualmente em cerca de 30% o consumo energético.

O navio tem capacidade para transportar 260 passageiros e 19 viaturas, mais 90% e 30% respetivamente do que o atual ferryboat.

A esta capacidade reforçada de transporte acrescenta-se o aumento do conforto para os passageiros, graças aos baixos níveis de ruído, e uma vista panorâmica 360º no piso superior, que irá permitir aos utilizadores usufruírem das paisagens únicas da Ria de Aveiro e de São Jacinto.