No contexto das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Associação José Afonso – Núcleo Região de Aveiro, leva a efeito um ciclo de cinema evocativo das lutas pela liberdade, com a colaboração da VIC // Aveiro Arts House, sob o título Cravos de Abril.

A próxima sessão ocorrerá já no próximo dia 23 de Março, pelas 18:30 horas, no auditório da VIC House, junto ao Museu Sta. Joana, com a projeção do filme ‘Cartas a uma ditadura’, de Inês Medeiros, 2006.

«Uma centena de cartas, todas escritas  por mulheres portuguesas no anos de 1958, foram encontradas por acaso num alfarrabista que não as leu por achar que eram cartas de amor. Este é o ponto de partida par uma investigação histórica sobre o universo das mulheres durante a ditadura. As cartas coincidem no tempo com a data da candidatura de Humberto Delgado à Presidência da República e com as manobras do regime para o desacreditar. A reportagem realizada por Inês de Medeiros, procura demonstrar os avanços e recuos da luta das mulheres por uma voz autónoma e livre, no meio das contradições geradas durante as transformações sociais», pode ler-se em comunicado.

«Cinquenta anos depois do 25 de Abril, não chegámos ao fim do ciclo das mudanças civilizacionais evolutivas que se impõem, ao contrário do que alguns querem fazer crer. A luta continua de modo renovado, em contexto diferente, mas sempre presente no coração dos que anseiam uma vida melhor para si e para os seus. A história não volta atrás por mais erros que se repitam. E sobretudo não pode ser reescrita, isto é, escrita de novo de forma diferente da que é e foi vivida».   

«Na memória e na compreensão do que foi e houve, aprendemos o que pode haver e ser feito. Este é um filme que acrescenta maturidade à nossa compreensão da sociedade que procuramos aperfeiçoar», conclui.

A entrada é livre.