A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou a alteração ao traçado da Ciclovia da Rua do Norte, na Gafanha de Aquém.

A ciclovia existente, concluída em 2021, apresenta grandes incongruências, sendo praticamente inexistente em diversos pontos, conflituando com as habitações e limitando a circulação, não proporcionando condições de segurança aos utilizadores, desde velocípedes, peões e até mesmo para o tráfego automóvel.

A alteração aprovada permitirá, não só a melhoria substancial das condições de segurança de circulação, mas também do desenho urbano da Rua do Norte. A solução a adotar passará por restringir a velocidade máxima a 30Km/h, numa extensão de 225 metros, delimitada por duas passadeiras sobrelevadas, onde o trânsito ciclável e automóvel passarão a coexistir.

Este investimento na área da Mobilidade, enquadra-se uma vez mais, na visão estratégica do Município que, paulatinamente, tem vindo a implementar outras pequenas intervenções, como o reforço da sinalização horizontal, a instalação de lombas redutoras de velocidade e outros elementos dissuasores, a colmatação de tramos de passeio, a instalação de passadeiras sobrelevadas, as pavimentações e a criação de novas zonas de 30 e de zonas de coexistência.

Desta forma, pretende-se proporcionar, por todo o território, um ambiente mais seguro, que possa fomentar a escolha dos modos ativos de deslocação, isto é, a utilização de bicicleta e deslocação pedonal.