A Câmara Municipal de Ílhavo convidou a comunidade a participar na preparação do Festival Cabelos Brancos, que se realizará nos dias 20 e 21 de setembro, no Jardim Henriqueta Maia. Esta fase de preparação é dirigida a toda a comunidade, independentemente da idade e inclui desde a recuperação de móveis até projetos musicais.

O Armazém Faz Tudo, situado ao lado do Mercado Municipal de Ílhavo, acolherá oficinas de recuperação de móveis promovidas pela Vintage Lovers. Estas oficinas acontecem todas as quintas-feiras, nos dias 1, 8, 22 e 28 de agosto, bem como a 5, 12 e 17 de setembro. Serão realizadas duas oficinas por dia, uma das 15 às 18 horas e outra das 18:30 às 20 horas. Esta é uma excelente oportunidade para aprender técnicas de restauração e dar uma nova vida a móveis. O resultado final será exposto no Jardim Henriqueta Maia. 

Também no Armazém Faz Tudo, às sextas-feiras, o(a)s amantes da costura são convidado(a)s a participar na criação de elementos cenográficos para o festival. Estas sessões decorrerão das 14:40 às 17 horas e são dirigidas especialmente a costureiras.

O Coro da Memória convida músicos a juntarem-se para atuar durante o festival. Os ensaios estão marcados para os dias 16 e 17 de setembro, das 17 às 19 horas, e 18 e 19 de setembro, das 15:30 às 19 horas, na Sala Estúdio Cinema Ílhavo. Há flexibilidade nos horários para acolher os participantes que possam integrar mais tarde. 

O(a)s interessado(a)s em participar nestas iniciativas podem inscrever-se através do email maioridade@cm-ilhavo.pt ou do número de telefone 234 329 636.

Entretanto, alguns trabalhos de preparação já avançaram. O desenvolvimento da imagem do Festival Cabelos Brancos tem contado com a colaboração de pessoas mais velhas do Fórum Municipal da Maior Idade, que participaram em oficinas de ilustração. No Laboratório do Envelhecimento está a ser criada uma instalação artística intitulada ‘Corpo Que Intervém’.  Além disso, estão a ser produzidos materiais de merchandising e cenografia.

Do programa do Festival Cabelos Brancos, destaque para os concertos de Adelaide Ferreira e o tributo a Marco Paulo, intitulado ‘Para Sempre Marco’. O programa completo será divulgado em breve.