No próximo dia 2 de novembro, pelas 15 horas, Sofia Costa Brava apresentará, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, os seus livros “O Veneno de KwaZalu”, “As Migalhas de Beirute” e “O Último Voo da Gaivota da Cidade do Sal”.
“O Último Voo da Gaivota da Cidade do Sal” é o seu livro mais recente, publicado este ano, e traça uma narrativa que ultrapassa as fronteiras de Aveiro, da ditadura e do 25 de Abril, explorando relações humanas e os conflitos pessoais. Os desabafos de uma salineira, de um emigrante e de um censor do regime vão-se cruzando, ao longo de décadas, pelos canais da Ria de Aveiro, epicentro desta obra.
Sofia Costa Brava nasceu e cresceu em Paris, mas foi em Portugal que se formou em Línguas e Literaturas. Foi quando vivia no Médio Oriente que lhe despertou a vontade de escrever. Começou por um ensaio e um conto infantil que venceu um concurso literário, antes de se estrear no romance com “As Migalhas de Beirute”. Em 2018, mudou-se para África e a paixão foi imediata. Escreveu então o seu segundo romance, “O Veneno de KwaZulu”. “O Último Voo da Gaivota da Cidade do Sal” é o seu terceiro romance. Vive atualmente em Portugal, onde alia o ensino à escrita.