João Campolargo e João Braga (Foto: Unir Para Fazer)

João Braga oficializou a sua recandidatura à Junta de Freguesia de São Salvador pelo movimento de cidadãos Unir Para Fazer (UPF).

A apresentação realizou-se no passado dia 27 de abril, perante um grande grupo de apoiantes que se deslocou ao deck exterior do Museu Marítimo de Ílhavo.

Para João Braga, que preside à freguesia desde outubro de 2021, «esta decisão surge da convicção que a nossa terra merece um futuro construído por todos e sempre de pessoas para pessoas; pessoas estas, com um passado, um presente e um futuro não dependente de amarras partidárias, mas com um único compromisso de servir a comunidade com proximidade, dedicação, transparência e paixão».

João Braga assumiu que os «quatro pilares essenciais para o bom funcionamento da Junta de Freguesia de São Salvador» estão assentes em economia, pessoas, equipamentos/serviços e governação.

Recordando que nos primeiros momentos do mandato foram «rotulados pelos habituais partidos políticos como pouco ousados, inexperientes e até alvo de outros adjetivos menos lisonjeiros», admite que as metas propostas não foram apenas cumpridas mas também superadas, relembrando a reabilitação de espaços públicos e criação de ambientes novos e acolhedores, bem como a qualidade e funcionalidade nos serviços.

Dirigindo-se às associações locais como «a alma da nossa freguesia», João Braga sublinhou o reforço do apoio que a sua governação deu a essas entidades.

Enalteceu ainda que «os projetos e as ideias nascem do diálogo e da partilha constante com todos, da persistência incansável do ser humano, e, sobretudo, da nossa força coletiva enquanto equipa e comunidade». «É nesse espírito de partilha e colaboração que encontramos o verdadeiro poder de criar e transformar», disse.

Num apelo final, João Braga pediu que «continuemos a caminhar juntos, como sempre o fizemos, para que possamos realizar ainda mais, fazer melhor e transformar esta freguesia num lugar ainda mais próspero e vibrante para viver».

João Braga, que é licenciado na área da Educação, apresenta-se como um candidato com uma forte ligação a Ílhavo, à ria, ao desporto e, em particular, à canoagem.

João Campolargo (Câmara Municipal de Ílhavo), José Pinto Reis (Assembleia Municipal de Ílhavo), João Braga (Junta de Freguesia de São Salvador), Manuel Trovisco (Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré), Mário Júlio Ramos (Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação) e Tiago Cardoso (Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo) são os nomes cimeiros do movimento, que se candidata pela segunda vez às Eleições Autárquicas.