Sérgio Magueta é o candidato do Partido Socialista à Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação.
É, desde 2017, o líder da bancada do PS na Assembleia de Freguesia da Gafanha da Encarnação, após ter sido cabeça de lista nas eleições desse ano.
Natural dessa freguesia, tem 51 anos e é licenciado em Eletrónica e Informática pela Universidade de Aveiro e Mestre em Tecnologias de Informação e Comunicação, com especialização em Comunicação Multimédia. É professor de Informática do ensino básico e secundário no Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré.
Com um percurso que o partido diz ser «marcado pelo compromisso com a educação, a inclusão digital e a sustentabilidade», tem desempenhado várias funções nas escolas por onde passou, como coordenador do Plano Tecnológico de Educação, gestor local de energia e orientador de formação em contexto de trabalho. Foi ainda administrador da plataforma de Ensino à Distância do Agrupamento e assessor técnico-pedagógico da Direção.
Em comunicado, o PS considera que Sérgio Magueta «reúne todas as condições para liderar uma mudança necessária e urgente na Gafanha da Encarnação, atualmente marcada pela ausência de ação e proximidade por parte da Junta de Freguesia, sob gestão PSD».
Por seu lado, Sérgio Magueta refere que tem «um compromisso» com a terra onde nasceu. «Acredito que a Junta de Freguesia pode ser mais próxima, mais ativa e mais justa. É tempo de construir uma nova etapa, com diálogo, competência e visão», conclui.
Recorde-se que Sónia Fernandes é a candidata à Câmara Municipal e Luís Leitão corre pela liderança da Assembleia Municipal. Sofia Creoulo concorre à Junta de Freguesia de São Salvador, Maciel Julião luta pela Gafanha da Nazaré e Domingos Vilarinho vai tentar recuperar a Gafanha do Carmos para o PS.