Conforme avançado anteriormente, o Executivo Municipal aprovou, em Reunião de Câmara, a abertura do concurso para a reabilitação da Ponte da Vista Alegre, com um investimento de 500 mil euros e um prazo máximo de execução de seis meses (após a adjudicação da empreitada).
A proposta foi aprovada com quatro votos a favor, da coligação PSD/CDS-PP (3) e do PS (1), e três votos contra do movimento independente Unir Para Fazer.
Via comunicado, a autarquia revela que a intervenção de reabilitação da infraestrutura contempla a limpeza e proteção dos pilares, a remoção de corrosão, a substituição das duas vigas longitudinais centrais e dos elementos estruturais de madeira que suportam o tabuleiro, a substituição do atual tabuleiro de circulação e ainda intervenções nos acessos da ponte.
É também adiantado que a circulação será feita de forma alternada em cada um dos sentidos, num tabuleiro reforçado e alargado nos corredores laterais destinados à circulação pedonal e ciclável.
Recorde-se que a Ponte da Vista Alegre está encerrada desde dezembro de 2025, tendo já sido alvo de vistorias e pareceres técnicos pela Universidade de Aveiro. A estrutura também foi visitada pelo Exército Português, naquela altura para se avaliar a possibilidade de uma ponte militar.
Reconhecendo o transtorno que o encerramento da ponte tem causado na vida das pessoas da Vista Alegre e da Gafanha da Boavista, o Presidente da Câmara, Rui Dias, refere que «encontrámos um problema. Não escondemos a sua gravidade. Mandámos avaliar. Estudámos as soluções. Ouvimos as pessoas. Pedimos desculpa pelos incómodos. E hoje tomámos a decisão de avançar».
No mesmo comunicado, pode ainda ler-se que «a reabilitação da ponte é, para o Executivo Municipal, a solução para o presente» e que «a discussão sobre uma solução estrutural de futuro para a travessia poderá continuar a ser feita, tendo em conta a evolução das necessidades de mobilidade do território».










