CMI: Festival Cabelos Brancos “superou todas as expetativas”

0
41

A edição de 2018 do Festival Cabelos Brancos chegou ao fim no passado dia 29 de setembro. A Câmara Municipal de Ílhavo aponta para “um balanço bastante positivo”, afirmando, assim, este evento como o maior Festival Sénior Ibérico.

Ao longo dos 16 dias do Festival (entre 14 e 29 de setembro), cerca de 10 mil pessoas participaram nas 80 iniciativas que preencheram as quatro áreas temáticas programadas para esta edição: Arte, Trilhos, Mudança e Tradição.

Os primeiros dias, dedicados à Arte, contaram com mais de 5 mil “cabelos brancos” no Jardim Henriqueta Maia e na Casa da Cultura de Ílhavo e, ainda, 11 palcos distribuídos pelos espaços culturais, públicos e de várias instituições do município, com uma programação diversificada e repartida pela expressão artística, artesanato, teatro e música. Destaque para o projeto “Barbie in the House”, de António Bastos, com presença em palco de 80 idosos acompanhados pela Filarmónica Gafanhense, e que ficará na memória dos participantes e de uma plateia que se mostrou entusiasmada.

Os Trilhos, percursos e descobertas culturais e históricas, levaram os cerca de 1.200 seniores a calcorrear mais de mil quilómetros ao encontro de outras realidades em sete cidades.

A Mudança foi outra das temáticas do Festival Cabelos Brancos, com iniciativas que desconstruiriam o estereótipo das pessoas idosas, do que significa e é ser velho, como a palestra “Envelhecer, Amar e Ser Feliz”, do Professor Ricardo Pocinho, o Passeio da Memória sensibilizando para a problemática do Alzheimer ou as sessões “Não me esqueço do teu som” com as viagens sonoras com Congos Planetários e Taças Tibetanas.

A Tradição contou com a memória e a preservação da identidade histórica patente numa Festa dos Bacalhoeiros que reuniu 250 participantes, oriundos de vários pontos do país, trazendo consigo as experiências e vivências de muitos meses e anos de pesca do bacalhau nos mares gelados do norte.

A quarta vertente temática teve o seu ponto alto nos momentos finais do Festival com a realização do Sarau da Maior Idade, que esgotou a Casa da Cultura de Ílhavo e levou ao palco mais de 100 seniores que participaram nas diversas provas artísticas que foram apresentadas.

Em nota de imprensa, a CMI regista assim o fecho do Festival Cabelos Brancos 2018 “com a satisfação do sucesso alcançado e com a certeza que o ano de 2019 trará desafios mais aliciantes, que confirmarão este evento como uma referência e o espelho da aposta da autarquia ilhavense na valorização do papel dos seniores numa comunidade socialmente mais justa e desenvolvida.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Introduza o seu comentário
Introduza o seu nome