A comunidade ilhavense já se habituou a festejar o aniversário do CASCI. Na noite do passado domingo, o auditório da Casa da Cultura de Ílhavo (CCI) encheu-se para aplaudir esta instituição, que celebra 38 anos. Com quatro áreas de intervenção – ação social, acolhimento, infância e reabilitação, o CASCI presta auxílio a 1380 pessoas, de todas as idades.
O espetáculo começou com a intervenção dos utentes, que quiseram celebrar com dança e as palavras do poeta António Botto:
O mais importante na vida é ser-se criador – criar beleza. Para isso, é necessário pressenti-la, aonde os nossos olhos não a virem. Eu creio que sonhar o impossível, é como que ouvir uma voz de alguma coisa, que pede existência e que nos chama de longe. Sim, o mais importante na vida é ser-se criador. E para o impossível, só devemos caminhar de olhos fechados, como a fé e como o amor.
Felisbela Bernando, a presidente do CASCI, começou por dizer aos presentes que estas são “pessoas com muitíssimo valor” e que já mostraram, em diversas ocasiões o quanto são criativas e polivalentes.