De 1 a 5 de julho, um grupo de 12 alunos do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, acompanhado por alguns professores, esteve de visita à cidade de Roma. Esta viagem é o culminar de dois anos de preparação, sob a coordenação de Stela Lopes, nos quais os alunos tiveram de planear toda a viagem e realizar várias atividades de angariação de fundos.
Foram cinco dias de visita aos locais mais emblemáticos de Roma, desde o Coliseu ao Fórum Romano, passando pelo Circo Máximo, sem esquecer as inúmeras igrejas e basílicas da cidade. Os alunos descobriram ainda outros pontos de interesse da capital italiana como a Fontana del Tritone, a Fontana dei Quattro, a Fontana di Trevi, entre outros.
Preparar e realizar uma viagem como esta é um grande desafio para alunos e professores. Miguel Silva, um dos alunos participantes, partilha que “foi preciso beliscar-me constantemente para ter noção que estávamos em Roma e que conseguimos tornar realidade esta viagem”, acrescentando que esta visita “vai ficar escrita nas nossas memórias”.
Já os docentes explicam que a visita de estudo serviu para recordar matérias lecionadas, bem como para “reforçar a cidadania ativa”, vivendo “valores como a cooperação e a solidariedade”. Para além disso, “foi uma mais-valia quanto à aprendizagem da língua inglesa em contexto internacional”, bem como ao contacto com outras línguas estrangeiras. “A visita a Roma demonstrou que o contexto escolar não se resume a um estabelecimento de ensino”, concluem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here