Memórias – 30 anos a pintar a Ria – É este o título do livro editado pelo município da Murtosa e que pretende homenagear os 30 anos de carreira do artista plástico José de Oliveira, autor das pinturas de grande parte dos moliceiros que navegam na ria.
O livro, coordenado pela investigadora Etelvina Almeida – colaboradora d’O Ilhavense e que está, também, ligada à Associação dos Amigos do Museu de Ílhavo –, foi lançado publicamente no dia 2 de agosto, na Câmara Municipal da Murtosa. Uma sessão que contou com a presença de vários ilhavenses, entusiastas das tradições e da história da ria.
A obra reúne “o extraordinário espólio documental detido pelo mestre José de Oliveira que, desde 1989, registou em fotografia mais de 600 painéis de barcos moliceiros por si pintados”, destaca a autarquia da Murtosa. “Nos painéis que pintou, o artista foi expressando as suas vivências pessoais e das gentes da beira-ria, assim como o seu conhecimento sobre o meio envolvente, cultural e social e, ainda, trazendo à luz memórias e estórias contadas, em modo “brejeiro”, e de forma desprendida pelos donos dos barcos moliceiros, em época de amanhação, pintura e decoração”, avalia a investigadora Etelvina Almeida.

(Ler na íntegra na edição em papel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here