Comitiva de Cabo Frio em Ílhavo para consolidar processo de geminação

Depois de, em maio, Fernando Caçoilo ter viajado até à Prefeitura de Cabo Frio, no Brasil, chegou a vez de uma delegação brasileira visitar o município de Ílhavo.

0
90

O município de Ílhavo e a Prefeitura de Cabo Frio (Brasil) estão cada vez mais próximos.

No seguimento do processo de geminação em curso que, em maio passado, levou Fernando Caçoilo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fátima Teles, vereadora com o pelouro do Turismo e António Leandro, assessor do presidente para o desenvolvimento económico, àquela Prefeitura brasileira, foi a vez de um contingente de Cabo Frio visitar o município de Ílhavo.

O mote desta visita de quatro dias foi o Festival do Bacalhau. A Prefeitura de Cabo Frio quer realizar, já em novembro, um evento semelhante “como forma de assinalar a relação identitária entre os territórios [de Ílhavo e Cabo Frio]”. Assim, a visita ao festival serviu para “ter a perceção da sua dimensão e dinâmica”.

Da delegação liderada por Felipe Araújo, secretário do desenvolvimento de Cabo Frio, faziam ainda parte Bruno Aragutti Mónica, procurador-geral da prefeitura e Thomas Rosa, coordenador da comissão de desenvolvimento socioeconómico e tecnológico.

Apesar de, ao contrário do que inicialmente estava previsto, não ter viajado para Portugal, Adriano Moreno, prefeito de Cabo Frio, fez questão de gravar e partilhar um vídeo onde deixa aquilo a que chama uma “mensagem de amor” a Ílhavo e aos ilhavenses. Nessa mensagem, promete que, “num futuro bem próximo, irei visitá-los para estreitar cada vez mais os laços das nossas cidades”. Moreno encara esta geminação não só como uma forma de aproximar Ílhavo e Cabo Frio, mas também como uma maneira de, ainda que em pequena escala, aproximar Portugal e o Brasil. O prefeito não tem dúvidas: “Cabo Frio é a cidade brasileira que quer abraçar a população de Ílhavo”, garantindo que, “além-mar, têm irmãos que vos querem receber com muito carinho e conforto”.

(Leia na íntegra na edição em papel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Introduza o seu comentário
Introduza o seu nome