AFONSO RÉ LAU

A tradição voltou a cumprir-se no último fim de semana de setembro. Milhares de fiéis e devotos rumaram à praia da Costa Nova para participar nos festejos em honra da Nossa Senhora da Saúde, cujo programa se estendeu entre os dias 26 e 30 de setembro. As celebrações atingiram o seu ponto alto no domingo, com a passagem da procissão pelas ruas da localidade. Destaque, ainda, para o espetáculo piromusical, realizado nessa noite.

Este ano, o tempo também acabou por ajudar à festa, ao longo de todos os dias do programa. Os festejos arrancaram na noite de quinta-feira, com a tradicional procissão das velas, em honra de Nossa Senhora de Fátima. Na sexta-feira, dia 27, a celebração religiosa foi seguida de arraial noturno (com o grupo As Band).

Como seria de esperar, o programa ganhou mais intensidade durante os dias de fim-de-semana. No sábado, houve animação musical ao longo das ruas da Costa Nova, a cargo da Banda da Quinto do Picado, celebração de eucaristia e novo arraial noturno (grupo Fusiforme). No domingo, os festejos arrancaram logo pela manhã, com a saudação das bandas musicais aos habitantes da Costa Nova, seguida da celebração da eucaristia e da procissão solene.

Uma manifestação de fé que continua a ser vivida de forma muito especial pelas gentes de Ílhavo (e não só) e que contou com a participação da Fanfarra de São Bernardo, Banda Filarmónica Gafanhense e Banda da Quinta do Picado. No final, às portas da igreja, cumpriu-se a habitual saudação a Nossa Senhora da Saúde.

Após o almoço, as atenções viraram-se para a zona do arraial, no relvado, com a animação musical a cargo dos grupos Kuovadis e Duo Broa de Mel. À noite, foi a vez dos 4 Mens subirem ao palco.

A celebração encerrou na segunda-feira, com celebração de eucaristia e da santa unção, com pessoas doentes e idosos, e novo programa de animação musical durante a tarde e a noite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here