AFONSO RÉ LAU

No dia 9 de dezembro, a Gafanha da Encarnação assinalou 15 anos da elevação a vila. Este dia de aniversário foi “o corolário de quatro dias de bastante atividade, com mais uma edição do Mercadinho de Natal muito visitada”, refere Augusto Rocha, presidente da Junta de Freguesia. O autarca da Gafanha da Encarnação dedicou este aniversário a Ricardo Caçador, antigo membro da junta, que se viu obrigado a deixar o executivo por motivos de saúde, mas que, garante Augusto Rocha, “está sempre connosco, continua a fazer parte da equipa”. 

Fernando Caçoilo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, presente nesta cerimónia, recordou que “só as datas importantes é que se celebram, mas é também pelo facto de as celebrarmos, recordando aquilo que elas significam, que as tornamos importantes”. O autarca destaca o “fundamental trabalho da comunidade” no crescimento da Gafanha da Encarnação, assumindo o papel de uma freguesia “de olhos postos no futuro” e que é “de vital importância para o Município de Ílhavo”.

Após a sessão comemorativa com hastear das bandeiras, os executivos da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação e da Câmara Municipal de Ílhavo fizeram visitas técnicas à empreitada de ampliação do cemitério e ao Caminho do Praião para avaliação do atual estado de erosão da faixa costeira e da necessidade de reforço do enrocamento. A manhã de aniversário terminou com uma reunião conjunta entre os executivos para “avaliação das necessidades mais prementes e estruturação de ações projetadas que visam o desenvolvimento e o crescimento da freguesia”, das quais se realçam a construção de uma rede de saneamento que permita aproximar a freguesia da cobertura global, de um Centro Cívico que inclua a requalificação do Salão Cultural e da Extensão de Saúde, bem como do novo Centro Escolar para a zona centro e norte daquela freguesia. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here