Bicicleta une jovens e seniores em torno de um projeto de mobilidade

GAFe Bike Lab vai passar a prestar apoio técnico na reparação e manutenção de bicicletas dos seniores do Fórum Municipal da Maior Idade.

0
218

O 7º aniversário do Fórum Municipal da Maior Idade celebrou-se entre os dias 6 e 10 de janeiro, com um conjunto de iniciativas sobre mobilidade ciclável para idosos, com oficinas de pintura, jogos intergeracionais, percursos de bicicleta, ações de sensibilização para a prevenção rodoviária, exposições, cinema e música.

No dia 6 de janeiro, cerca de duas dezenas de seniores participaram na “Pedalada Sénior”, um percurso em bicicleta pela Gafanha da Nazaré que culminou na Escola Secundária.

“Todos quantos, hoje, falam da proteção do Ambiente e da promoção da mobilidade limpa e sustentável, devem ter vindo aprender convosco, na Gafanha da Nazaré, onde há muito tempo está enraizado o hábito de utilização da bicicleta como meio de transporte privilegiado”, afirma Eugénia Pinheiro, diretora do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, no acolhimento aos seniores participantes na Pedalada.

Terá sido, aliás, pela ligação da comunidade da Gafanha à bicicleta que surgiu o projeto GAFe Bike Lab, uma oficina de experimentação relacionada com a bicicleta em que os alunos, orientados pelo professor António Rodrigues, reparam, reconstroem e alteram bicicletas.

Um projeto onde a tradição e a inovação andam de mãos dadas: “O mais inovador deste projeto é a ligação à comunidade, o facto de alunos e professores terem captado uma componente importante da identidade da Gafanha da Nazaré, valorizando-a”, explica Eugénia Pinheiro, que lembra que o GAFe Bike Lab já requalificou duas bicicletas pasteleiras para o Município de Ílhavo, duas para a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, entregou uma às Florinhas do Vouga e, em breve, também fornecerá o Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Andar de bicicleta “faz parte do ADN da comunidade da Gafanha da Nazaré”, dos mais velhos, aos mais novos. Diariamente, cerca de 400 alunos vão de bicicleta para a escola, tanto que o Agrupamento já conseguiu que o seguro escolar cobrisse o transporte de casa para escola neste meio. Com tantas bicicletas, até agora, os “clientes” deste laboratório de experimentação tinham sido os próprios alunos. A partir deste momento, e com a assinatura desta adenda ao protocolo de colaboração e parceira já existente entre o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré e o Município de Ílhavo, o GAFe Bike Lab vai passar a prestar todo o apoio técnico necessário à reparação e manutenção das bicicletas dos seniores do Fórum Municipal da Maior Idade, num conceito de partilha de experiências entre os jovens e os idosos.

Para Fernando Caçoilo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, “o GAFe Bike Lab nasceu de uma brincadeira, mas hoje é um caso sério”, recordando o galardão nacional de mobilidade que já premiou este projeto. Congratulando a escola, os professores e os alunos por este “verdadeiro exemplo de economia circular em que recuperam o velho e o transformam em novo”, o autarca deixou a certeza a todos os seniores participantes naquela sessão: “Sempre que tiverem uma bicicleta lá em casa a precisar de arranjo, já sabem: é só vir à Escola Secundário da Gafanha da Nazaré”.

No dia 7 de janeiro, a exposição das “Geringonças de Manuel Ramos” serviu de mote para uma conversa sobre “as bicicletas das nossas vidas” com o criador de bicicletas Manuel Ramos, o professor António Rodrigues, do GAFe Bike Lab e Sílvia Freitas do “Pedalar sem Idade”, do Porto.

A semana terminaria com três dias dedicados à mobilidade ciclável para idosos, com percursos pelas ciclovias do município através do projeto “Pedalar sem Idade” destinado, essencialmente, a idosos dependentes que irá disponibilizar a Ventoleta, uma bicicleta elétrica destinada aos seniores com dificuldades motoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Introduza o seu comentário
Introduza o seu nome