Decorreu, nos dias 24 e 25 de janeiro, o primeiro Ílhavo Sports Meeting, uma organização conjunta entre o Município de Ílhavo e a Unique’s, empresa responsável pela criação e organização do Portugal Sports Meeting.

O evento contou com 256 participantes entre técnicos, dirigentes, professores, estudantes, atletas e treinadores, bem como 21 preletores. 

A organização assume que pretende que este evento seja “uma referência na educação desportiva”. Para além da troca de experiências, o Ílhavo Sports Meeting foi uma ação creditada com três UC (unidades de crédito) para a renovação do título de treinador de desporto, em qualquer modalidade, técnico de exercício físico e ainda para a formação contínua de professores.

Um Sports Meeting em Ílhavo

Em declarações a’O ILHAVENSE, Tiago Lourenço, vereador para Educação e Formação, Juventude, Desporto e Vida Saudável da Câmara Municipal de Ílhavo, conta como foi trazer este evento para o concelho: “Este encontro nasceu no âmbito da política desportiva municipal. Entendemos que seria uma oportunidade de envolver mais os nossos clubes, técnicos e professores naquilo que é a capacitação. Por isso, pensámos criar este registo, onde intervieram pessoas de renome nacional e internacional, mas dando um enfoque especial naquilo que de melhor o nosso município tem: o agente FIFA Ulisses Santos, dois organizadores de grande eventos – José Henriques e Sérgio Lopes – e, ainda, da nossa região, o Ricardo Sousa, o José Velhinho, o Pedro Soares (Rede Municípios Amigos do Desporto) e o Arménio Pinho, da AFA”. Para o vereador, este tipo de registo “pouco académico, descontraído e informal” faz com que “a mensagem passe de uma forma transversal e de fácil assimilação”.

60 alunos da Secundária presentes

Foi preocupação do Município de Ílhavo proporcionar a cerca de sessenta alunos do curso de formação desportiva da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, a participação neste encontro, como oportunidade de vivência, aprendizagem e contacto com alguns dos maiores rostos no âmbito do Desporto em Portugal

Preletores dos vários quadrantes do desporto

Elisabete Jacinto, a mulher do todo-o-terreno, deu luz verde ao encontro, na sexta feira, e o painel composto por Manuel Cajuda, Luís Bilro e Duarte Machado, encarregou-se do apito final.

Pelo meio, intervieram Duarte Gomes (futebol), Joel Rocha (futsal), os selecionadores nacionais Mário Gomes (basquetebol), Renato Garrido (hóquei em patins), Paulo Barrigana, José Velhinho (remo), Catarina Sousa (bodyboard), Miguel Miranda (basquetebol), Tarantini (futebol), Carlos Resende (andebol), Arménio Pinho (Associação Futebol Aveiro), Pedro Soares (Rede Municípios Amigos do Desporto), Ricardo Sousa (treinado do SC Beira-Mar), Ulisses Santos, Sérgio Lopes, José Henriques e Jorge Pina (ex-pugilista e atleta paralímpico).

Balanço muito positivo

Quer para Tiago Lourenço, quer para Duarte Machado, da Unique’s, o balanço destes dois dias é bastante positivo. No horizonte, fica a certeza que este evento “tem pernas e caminho para andar”. Para ambos os responsáveis, a vontade de reeditar, em 2021, o Ílhavo Sports Meeting é grande. Tão grande que já foi anunciada na página oficial do evento com a mensagem “Obrigado, Ílhavo! Voltaremos em 2021”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here