O próximo álbum dos Linda Martini vai estar profundamente ligado ao município de Ílhavo. A banda portuguesa escolheu a Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré, para cumprir a residência artística que definirá o alinhamento e as músicas do seu sexto disco. Os músicos André Henriques, Cláudia Guerreiro, Hélio Morais e Pedro Geraldes mudaram-se, temporariamente, para o município. O equipamento cultural da Gafanha da Nazaré foi a sua casa, e simultaneamente sala de ensaios, de 4 a 11 de fevereiro.

“Já tínhamos feito isto para o disco anterior. Ir para fora para nos abstrairmos um bocadinho das vidas pessoais, das tarefas diárias. E como isso resultou, na altura, achámos que devíamos seguir o mesmo caminho”, começou por explicar Cláudia Guerreiro. Começaram, então, à procura de um local que desse “para fazer barulho e que tivesse espaço” para os elementos da banda ficarem a dormir. “Surgiu a ideia do 23 Milhas, fizemos o contacto e fomos aceites”, acrescenta.

Os Linda Martini já conheciam os cantos à casa – atuaram na Fábrica das Ideias em março de 2018 –, o que acabou por facilitar a decisão. Isso e “fraquinho” que a Cláudia Guerreiro tem pelos ovos moles de Aveiro, brincam os colegas da banda. “Sim, sou fã de ovos moles”, confessa-se.
Na “mala”, os Linda Martini trazem já “várias coisas” que foram compondo “na sala de ensaios”. “Mas muitas delas ainda não têm as estruturas sequer fechadas. A residência vai servir não só para fazer uma revisão do trabalho que temos já feito, como para fazer uma triagem. E compor coisas novas, naturalmente”, apontou Hélio Morais.

O que é que podemos esperar do próximo álbum dos Linda Martini? “Ainda não temos uma ideia definida do que será o disco. Nunca tivemos essa coisa de ter uma carta de intenções quando nos sentamos a compor. É uma coisa muito livre”, referiu, por seu turno, André Henriques. “Só no final da residência artística é que teremos algo mais palpável”, acrescentou Pedro Geraldes.

Seja como for, este será um disco que terá a marca da região. “O último disco, que resultou da residência que fizemos em Amares, tem uma canção que se chama ‘Amares Volta’. Daqui, também pode sair alguma coisa”, referem, a propósito do álbum que deverá ser lançado “depois do verão”. Os Linda Martini surgiram em 2003, e foi em 2006 que editaram o seu álbum de estreia, “Olhos de Mongol”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here