AFONSO RÉ LAU

Ciente da conjuntura de saúde pública que se vive atualmente, e tendo igualmente a clara noção das dificuldades que os estabelecimentos e profissionais de saúde enfrentam no combate ao surto pandémico da Covid-19, o Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo está a produzir cerca de 170 viseiras de proteção. 

As viseiras são produzidas em equipamento modelar 3D com a incorporação de folhas descartáveis de vinil transparente que fornecerão a necessária proteção ao profissional de saúde, tendo sido testadas e validadas pelo Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que receberá, gratuitamente, 50 unidades. Para além do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, os Centros de Saúde de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré e a Santa Casa da Misericórdia receberão 25 viseiras por entidade, e aos Bombeiros Voluntários de Ílhavo serão distribuídas 50 unidades.

Concebidas com o apoio de um dos parceiros do estaleiro, a Beevery Creative, estes equipamentos permitem ao profissional de saúde proteger a sua cara de gotículas ou líquidos biológicos. No contexto da doença Covid-19 são particularmente importantes para a segurança de todos os que lidam com os doentes, como os atendimentos e triagens, o transporte ou os casos de urgência nos cuidados intensivos e no bloco operatório, sendo ainda compatíveis com o uso de máscaras cirúrgicas e/ou óculos de proteção.

Esta é a primeira de várias ações que a autarquia está a planear realizar no Estaleiro, equipamento municipal, recentemente inaugurado e dedicado à prática da ciência e tecnologia, como forma de contribuir para que a região de Aveiro e Portugal possam ultrapassar, da melhor forma possível, este difícil período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here