Foto: Miguel Sacramento

Nos dias 2,3 e 4 de Setembro decorrerá na Costa Nova o evento mais feminino do surf nacional

“Para esta realização, inspirei-me em muitos eventos de surf e bodyboard onde já estive presente, a nível nacional e internacional, e que ajudaram a construir um evento único no panorama nacional e europeu”, disse ao Ilhavense, Vasco Ramalheira, principal organizador.

“A ideia surgiu em 2004 com o propósito de desenvolver os desportos de ondas na nossa região,  na vertente feminina. E o desafio foi criar algo original.

Na altura, a Associação de Surf de Aveiro entendeu que trazer as melhores bodyboardres mundiais para competirem nas nossas praias seria uma motivação para as mais jovens.

A Câmara Municipal de Ílhavo acreditou no nosso projeto desde o início e é, até hoje, um indispensável parceiro da ASA neste evento. Com a Sumol como principal patrocinador, o evento tomou o nome de Miss Sumol Cup.

Em 2013 o evento cresceu e foi incluído o Campeonato Nacional de Surf Feminino, que tem trazido anualmente as melhores surfistas nacionais à praia da Costa Nova, que nos últimos 6 anos tem consagrado a Campeã Nacional de Surf Feminino.

O evento é um marco nacional e internacional dos desportos de ondas, tendo levado pela positiva o nome da Costa Nova e a qualidade das suas ondas pelo mundo fora.”

Questionado sobre as principais dificuldades que tem encontrado, confessou que “o associativismo é feito disso – dificuldades e desafios. Mas todo esse peso acaba por passar quando vemos as coisas a acontecer, a estrutura montada na praia e as atletas a desfrutarem das nossas ondas e tudo isso a ser referido nos órgãos de comunicação locais, nacionais e internacionais. Hoje o surf já é visto com outros olhos o que faz com que algumas empresas acreditem que a associação ao surf, à sua envolvente e a um estilo de vida saudável é uma boa aposta. A maior dificuldade de todas é chegar às grandes empresas, com maior capacidade de patrocínio, que podem tornar o evento ainda o maior.”

A organização tem trabalhado para que o Miss Costa Nova Cup 2020 decorra da melhor forma possível, respeitando as normas inscritas no Plano de Contingência da DGS. Vasco Ramalheira continua, afirmando que, apesar de ser um ano diferente,” a ASA tem tentado realizar as atividades previstas dentro das limitações possíveis. O nosso projeto permanente é dar continuidade ao desenvolvimento dos desportos de ondas nas nossas praias. Desde a formação de novos surfistas até à realização de eventos que promovam a modalidade e o município de Ílhavo.”

Este evento teve início em 2005 com a denominação Miss Sumol Cup. Em 2017 e 2018 foi o Miss Activo Cup. Em 2020, com a falta de um patrocinador principal, a Câmara Municipal de Ílhavo e o Turismo Centro de Portugal apostaram na continuidade e assumiu o nome da praia – Miss Costa Nova Cup.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here