No dia 4 de abril deste ano, começaram as obras no Centro de Ílhavo, num projeto avaliado em 1.482.970 euros. A maquinaria avançou, o espaço foi vedado e iniciados os trabalhos, justifica a autarquia “Com o intuito de preservar a identidade histórica deste espaço, projetar o uso do espaço público com novas propostas culturais e de lazer”. Dando um pequeno passeio pela cidade, consegue-se perceber que muitas das conversas acabam por se focar neste tema. O Ilhavense foi à rua ouvir o que os transeuntes do coração da cidade têm a dizer sobre o assunto.

Abordámos as pessoas com as seguintes perguntas:
-As obras estão a afetar o seu dia a dia?
-Acha que o centro de Ílhavo vai ficar melhor?
No caso de se tratar de um comerciante:
-De que forma estas obras afetam o seu negócio?

1. Posto de venda de Jornais e Revistas

Não, sinto que o covid está a afetar muito mais o meu negócio que as obras. As obras não fazem diferença… Não acho que seja altura de gastar o dinheiro dos contribuintes neste tipo de coisas.

2. Casa de Pasto “A Gruta”

Não afeta, mas quem lá anda a trabalhar não vem cá (à Gruta) comer! Trazem todos marmitas de casa. Acho que o jardim vai ficar mais bonito, mas agora é preciso que venha mais malta e que se gere movimento!

3. Loja Sapex

Claro que estão a afetar, sem dúvida alguma! Fico com tudo na montra cravejado de pó, tenho que a limpar 20 vezes por dia a mesa onde atendo os meus clientes. Acho que deviam ter protegido os lojistas de alguma forma.

Não concordo com as obras porque me afeta o negócio e penso que haveria muitos outros sítios onde gastar o dinheiro. Assim, fica um jardim bonito no meio de uma cidade tão desgraçada! Deviam era ajudar os moradores a restaurarem as casas e a pintar as fachadas do centro, por exemplo.

Populares:

Arminda Araújo
-Se é para embelezar, eu sou a favor! É porem assim umas florzinhas por todo o lado e deixar tudo muito bonito, eu acho muito bem.

Célia Almeida
-Não afeta em nada o meu dia a dia. Tudo o que seja para embelezar a cidade acho bem.

Elisa Santos
-Não concordo, acho que é dinheiro muito mal gasto. Se o jardim estivesse maltratado, até acho que podia ser necessário… Mas o jardim era novo e estava bem cuidado!

Como se verifica, as opiniões não são consensuais. Enquanto umas pessoas dizem que todas a obras que sejam para melhorar e embelezar o centro da cidade são bem-vindas, outras falam em despesismo e sugerem melhor oportunidade para se fazer este tipo de intervenções.

O Ilhavense tem agora disponível, no seu site, uma sondagem online para recolher a opinião dos nossos leitores.  A opinião de cada um é importante. Participe em: www.oilhavense.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here