Foto: CMI

O município foi o ponto de paragem do Cruzeiro Inaugural do Caminho Marítimo de Santiago, colocando o território no roteiro de turismo náutico e religioso.

A Caravela Vera Cruz, a embarcação mais emblemática do Caminho Marítimo de Santiago, chegou no sábado passado, ao final tarde, ao Porto Bacalhoeiro, na Gafanha da Nazaré, e foi recebida pelo Executivo da Câmara Municipal, pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, pela Administração do Porto de Aveiro e pelas seis estações náuticas da Ria de Aveiro.

No domingo, 1.150 pessoas visitaram esta réplica das antigas caravelas portuguesas, construída há 22 anos, no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

Na manhã de domingo, o município preparou um programa de acolhimento dos cerca de 100 peregrinos, que incluiu visitas guiadas ao Museu Marítimo e ao Centro de Religiosidade Marítima, onde se encontra entre o valioso espólio de natureza religiosa, uma escultura de São Tiago, datada do Séc. XV.

Na receção aos peregrinos e aos representantes das seis estações náuticas da Ria de Aveiro, que decorreu no Cais Criativo da Costa Nova, o presidente da Câmara, João Campolargo, explicou que a região está na rota do chamado ‘Caminho da Costa’. “Parte deste Caminho de Santiago seria realizado em navegação na ria de Aveiro, recorrendo à vasta rede de cais lagunares. Os peregrinos chegavam a Vagos e embarcavam pelo Canal de Ílhavo, ou Rio Boco, na barca que os levaria a Beduído, em Estarreja, ou embarcavam em Aveiro, com destino a Beduído”, disse.

Destacou as oito representações deste apóstolo e peregrino – em Vagos, a Igreja de Santiago; em Ílhavo, a Igreja de Santiago da Ermida e o Centro de Religiosidade Marítima; em Aveiro, a Capela de Santiago, a Capela de Nossa Senhora da Ajuda, o Convento de São João Evangelista e a Igreja de Santo André de Esgueira; em Estarreja, a Igreja de Santiago de Beduído.

Para o autarca, esta é uma iniciativa importante para a dinamização da ria de Aveiro e das suas estações náuticas, da economia e do turismo, tendo o Município de Ílhavo um património cultural único que irá valorizar esta oferta turística, referindo que “temos a certeza que a memória, a história e a fé que o Museu Marítimo de Ílhavo e o Centro de
Religiosidade Marítima oferecem aos seus visitantes vão conferir ao Caminho Marítimo de Santiago um significado mais profundo”.

O Caminho Marítimo de Santiago em Portugal pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da ‘Barca de Pedra’, que, segundo reza a lenda, no ano 40 do primeiro milénio, transportou o corpo do Apóstolo Tiago desde Jaffa, na Palestina, até Campus Stella, na Galiza.

As embarcações percorrem 500 milhas e chegam a Santiago de Compostela no dia 13 de junho. Ao longo de 17 dias são feitas 10 etapas, com passagem por nove portos portugueses e três galegos.