Sérgio Lopes, vereador pelo Partido Socialista (PS), defendeu, na recente reunião de Câmara, que «o apoio financeiro às associações deveria ter sido incrementado para apoiar aquelas entidades, face ao aumento dos custos com energia, transportes e dos preços em geral».

O vereador socialista constatou que «a Câmara, mantendo em 2022 o nível de investimento de 2021, nos acordos de cooperação com o tecido associativo, piorou as condições do apoio financeiro, no contexto da crise inflacionista que se vive».

Sérgio Lopes reiterou também que «a manutenção dos valores representa a diminuição real do apoio, tendo em conta a inflação».

A bancada do PS afirmou ainda que «mantém a reivindicação de que o apoio à componente de investimento das associações, na melhoria das suas instalações, aquisição de material, entre outras, deveria ser melhorado para colmatar a natural falta de capacidade financeira das organizações para o efeito».

Por fim, foi sublinhado que, «neste campo, com a ajuda da Câmara, o incremento da qualidade da atividade associativa far-se-ia a um ritmo ainda mais elevado, tendo em conta o abnegado empenho que se regista entre os dirigentes e voluntários do rico tecido associativo do Município de Ílhavo».