O Partido Socialista (PS) desmente apoio à candidatura de Ribau Esteves à presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro.
Em comunicado, a Federação de Aveiro do PS afirma que a informação veiculada por Ribau Esteves de que conta com o apoio deste partido e do seu secretário-geral, José Luís Carneiro, «não corresponde à verdade».
«À data das declarações públicas de Ribau Esteves, em que afirmava dispor do apoio do Partido Socialista, não existia qualquer acordo entre o PS e o PSD relativamente às Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional», lê-se no comunicado enviado à imprensa. Ainda assim, é referido que «esse acordo apenas viria a ser estabelecido posteriormente, já depois dessas declarações, o que é suficiente para demonstrar a total falta de fundamento das referidas afirmações».
O PS nota que o acordo firmado com o PSD «não contempla qualquer indicação de nomes» e que «o referido entendimento limita-se à definição do partido responsável pela indicação do candidato a presidente e dos candidatos a vice-presidentes em cada uma das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, em função da respetiva correlação de forças no colégio eleitoral».
É também referido que, «sendo o PSD o partido com maior representação no colégio eleitoral, caberá a esse partido a indicação do candidato a presidente da CCDRC», e que «a candidatura de Ribau Esteves será, por isso, uma candidatura exclusiva do PSD e contará apenas com o apoio do seu líder, Luís Montenegro».
Por fim, o PS reitera que «não dá, nem deu em momento algum, qualquer aval ou apoio à candidatura de Ribau Esteves» e que «importa ainda sublinhar que o Partido Socialista não se revê politicamente no perfil, no percurso ou na atuação de Ribau Esteves, razão pela qual nunca poderia conferir-lhe confiança política para o exercício de qualquer cargo desta natureza».
José Ribau Esteves foi presidente da Câmara Municipal de Ílhavo entre 1998 e 2013 e presidente da Câmara Municipal de Aveiro entre 2013 e 2025.










