Dois festivais, 30 espetáculos de programação regular, seis residências artísticas, conversas e novos espaços: o 23 Milhas joga todas as fichas no segundo trimestre de 2018 no Município de Ílhavo.
Na música, os The Black Mamba cantam os parabéns ao Porto de Aveiro num concerto no dia 3 de abril, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré; os Alma de Coimbra (7 de abril, na Casa da Cultura de Ílhavo) e Maria Emília (30 de junho nas Festas da Vista Alegre) transportam a bandeira do fado do trimestre; Daniel Pereira Cristo festeja o aniversário de Elevação a Cidade da Gafanha da Nazaré (22 de abril) e Teresa Salgueiro regressa aos palcos com um novo trabalho (25 de maio). Os brasileiros Castello Branco (28 de abril) e Cícero (23 de junho) levam os seus novos discos à Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e ao Cais Criativo da Costa Nova, respetivamente. Mark Geary é a aposta internacional do trimestre, resultado da parceria Trilha com o Município de Fafe e o Indieror (Chaves) que já levou Sarah McCoy à Vista Alegre, onde atuará também o irlandês (20 de maio). Alexander Search, a banda de Salvador Sobral e Júlio Resende, voltam aos palcos depois de uma pausa forçada e leva o seu primeiro disco à Casa da Cultura de Ílhavo no dia 3 de junho. Nota ainda para o regresso do Um ao Molhe, um ciclo de concertos de bandas de uma só pessoa, na Fábrica das Ideias, a 18 de maio.
As companhias nortenhas Teatro do Bolhão, Estrutura e Circolando estarão em residência artística na Gafanha da Nazaré e apresentam o resultado em dois espetáculos e um ensaio aberto: “Rumor”, do Teatro do Bolhão, vai ao crivo do público, em ensaio aberto, no dia 24 de abril; o espetáculo “Raio X”, da Circolando, é no dia 15 de junho e “M’18”, da Estrutura, na Casa da Cultura de Ílhavo, a 22 de junho.
O trimestre conta ainda com “A abstinência da purpurina” do Coletivo Casa, em ensaio aberto, no dia 18 de abril, a performance “Manusear”, de EZ, no dia 28 de abril, “Waka”, um espetáculo para bebés e crianças, no dia 13 de maio e “Antes de começar”, o espetáculo do +Palco, projeto de formação contínua em teatro do 23 Milhas, que acontece a 30 de maio. “Romeu e Julietas”, espetáculo de ginástica rítmica de Rita Silva faz parte da aposta do 23 Milhas em dar palco a artistas locais.
A Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré, recebe ainda as residências artísticas de Sérgio Diogo Matias, Surma e Miguel Bonneville. Também em destaque estão os festivais Ilustração à Vista e Rádio Faneca, o primeiro de 3 a 6 de maio, o segundo de 8 a 10 de junho. Os programas serão divulgados nos próximos dias.
Toda a programação ficará disponível em www.23milhas.cm-ilhavo.pt e no Facebook do projeto. Os bilhetes estarão à venda na próxima semana.
O 23 Milhas
O 23 Milhas é um projeto de transformação cultural do Município de Ílhavo que se foca no conteúdo cultural e que abandona a ideia de Centros Culturais.
Em quatro espaços – Laboratório, Fábrica, Casa e Cais – é dinamizado um plano holístico para a cultura, valorizando o património imaterial ilhavense, integrando a comunidade nos processos de criação, levando mais artistas ao concelho e o concelho ao mundo.
Um projeto dinâmico nas várias áreas de criação artística, música, teatro, dança, arquitetura, design, ilustração e cinema, que aposta tanto na contemporaneidade, como nos típicos eventos e rituais ilhavenses.