Pronto, desisto. Não dá. Ao fim de sete ou oito rascunhos, de escrever e apagar, escrever e apagar, desisto. Não é possível escrever sobre outra coisa porque não existe outra coisa. Aliás, faz parte do que a coisa é entrar em tudo, dos nossos corpos à nossa linguagem, e talvez por isso me seja tão difícil chamar-lhe outra coisa que não essa. Começo a escrever c, o…coisa, fiquemos por aqui e deixemos o termo correto aos jornalistas e aos comunicados oficiais. Mas não me consigo impedir de a deixar impregnar estas palavras.

Estamos plenamente suspensos agarrados ao microscópio. A olhar com a maior atenção ao que é mais minúsculo: sei quantas vezes lavei hoje as mãos: dezassete. Sei no que toquei e no que não toquei. Sei as viagens e interações de tudo o que tenho em casa. Quantas vezes levei as mãos à cara desde que comecei a escrever isto? Nenhuma. Quantas vezes o evitei? Pelo menos três.

A banalidade domina os nossos dias. O que comemos, como compramos o que comemos, como comemos o que comemos. A quantos metros estamos daqueles com quem comemos. No meio disso, conversamos, para distrair, sobre temas mais ligeiros: a economia, a política ou o futuro de uma Europa inevitavelmente partida.

Um telefone toca e perguntam-nos “tudo bem por aí?”, e sabemos que a pergunta está carregada de um sentido completamente novo; carregada da coisa. Respondemos e devolvemos a pergunta e falamos uns minutos sobre isso e como estamos a lidar com isso. É conversa de circunstância, mas que circunstância.

E streams, diretos, redes sociais e mensagens fazem a nossa vida com os outros. Àqueles, pelo menos, a quem o privilégio permite o grande privilégio do isolamento. E nessa forma de relação, totalmente transformada pela coisa, a coisa adensa-se dentro de nós, nos nossos gestos, nas nossas rotinas, nos nossos reflexos.

Nisto, a vida, a linguagem, a conversa, a televisão encarregam-se de nos impregnar dela. Não fisicamente, como tememos, mas psicologicamente e espiritualmente, pela forma como tememos. A coisa microscópica a que um Presidente da República já declara guerra (uma guerra bizarra em que se salvam vidas em vez de as eliminar) e à qual um sentido patriótico decide cantar o hino nacional, talvez tudo isso na crença de que tenha bilhete de identidade ou passaporte. E a coisa torna-se mais do que em coisa, em mito, em ente, em Outro. E aí, verdadeiramente, domina-nos e mata-nos muito mais do que os corpos.

Dizem que é como falar do tempo, falar da coisa. Conversa de circunstância. Mas que circunstância. Mas que tempo. Mas que coisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here